Ninguém pode saber tão bem o que é ser um estudante com trabalhos de casa para fazer, testes para fazer na semana que vem e livros para ler, como outro próprio estudante. Aqui estão algumas estratégias dos verdadeiros especialistas para adolescentes sobre como…

5 dicas de um Estudante para te ensinar a estudar!

5 dicas de um Estudante para te ensinara estudar!

Ninguém pode saber tão bem o que é ser um estudante com trabalhos de casa para fazer, testes para fazer na semana que vem e livros para ler, como outro próprio estudante. Aqui estão algumas estratégias dos verdadeiros especialistas para adolescentes sobre como…

…usar o tempo com sabedoria!

Se és um estudante, já sabes que o tempo que tens nos testes é fundamental para demonstrares o teu conhecimento. Mas não pares por aí. Se sabes que o tempo nos testes é importante, há uma forte probabilidade de o tempo nas tarefas de casa ser importante também. Estas dicas podem ajudar:

Dica 1:

Divide os grandes trabalhos em partes menores e menos intimidantes. Tens um trabalho de três páginas para fazer em uma semana? Define datas para trabalhar em pequenas tarefas relacionadas com o trabalho como:

  • escolher um assunto,
  • fazer pesquisas,
  • escrever um primeiro rascunho.

Não tenhas medo de pedir a um adulto para te ajudar.

Dica 2:

Dá a ti mesmo tempo suficiente para trabalhar devagar e com cuidado. Não queres te precipitar ou acabar por saltar alguma parte de uma tarefa!

Dica 3:

Faz o que é devido primeiro. Se te deparares com uma longa lista de tarefas curtas, é muito fácil agarrar em todas de uma vez e começar a trabalhar em ordem aleatória. Mas essa não é a abordagem mais eficaz.

Reserva um minuto para estabelecer prioridades de acordo com o que é esperado primeiro e o que provavelmente levará mais ou menos tempo para ser concluído. Estuda hoje para o teste que tens amanhã, não para o teste que está marcado para a próxima semana.

Dica 4:

Não caias na armadilha “hoje não tenho de estudar”. Se a tua agenda estiver atualizada, olha em frente para ver o que está por vir: uma questão de aula para o final da semana ou uma ficha de consolidação para quinta-feira?

Usa esse tempo livre para começares a estudar no trabalho que precisas entregar mais tarde.

Dica 5:

Descreve a tarefa antes de começares.

Para um projeto sobre o crescimento de plantas, que materiais vais precisar de reunir?

Quantos dias vais precisar para que o feijão brote?

Quanto tempo vais precisar para escrever os teus resultados?

Pensa pela tua cabeça e descobre as etapas que tens de percorrer para saberes o que precisas e quanto tempo vais precisar para que isso seja feito.

Estas dicas ajudam-te a gerir o teu tempo, e a trabalhar duro também, mas é essa ética de trabalho que te ajudará no futuro, não importa o que decidires fazer na vida. Se és um estudante, “Usa o tempo com sabedoria!” e, em breve, “Abraça ferramentas simples!”.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.