Diabetes: Dia Mundial da Saúde 2016

Estima-se que em 2008, 347 milhões de pessoas no mundo tinham diabetes e este numero está tendencialmente a aumentar particularmente em países de rendimentos médios/baixos.

Em 2012, a doença foi a causa directa de cerca de 1,5 milhões de mortes, com mais de 80% das que ocorrem nesses países. A Organização Mundial de Saúde estima que a diabetes será a 7ª principal causa de morte em 2030.

Diabetes é uma doença cronica que ocorre ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar eficazmente a insulina que produz. A insulina, hormona que regula o açúcar no sangue, dá-nos a energia que precisamos para viver.

A diabetes divide-se em:  diabetes tipo 1, que geralmente não produzem a sua própria insulina e, portanto, requerem injeções de insulina para sobreviver; e diabetes tipo 2, que compreende cerca de 90% dos casos. São pessoas que geralmente não produzem insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

Com o tempo, açúcar elevado no sangue pode comprometer seriamente todos os órgãos principais do corpo, causando ataques cardíacos, derrames, danos nos nervos, insuficiência renal, cegueira, impotência e infecções que podem levar a amputações.

Dia Mundial da Saúde 2016: Principais mensagens

A OMS centrou o Dia Mundial da Saúde, em 7 de Abril de 2016, sobre a diabetes porque:

1. A epidemia de diabetes está a aumentar rapidamente em muitos países, com o aumento documentado mais dramático em países de rendimentos médios/baixos.

2. Muitos dos casos de diabetes podem ser prevenidos. Alterações simples ao estilo de vida,  têm-se mostrado eficazes em prevenir ou retardar o aparecimento de diabetes do tipo 2. Manutenção do peso corporal normal, praticar atividade física regular, e comer uma dieta saudável pode reduzir o risco de diabetes.

3. A diabetes é tratável. A Diabetes pode ser controlada e gerida de forma a evitar complicações. O acesso fácil a um diagnóstico, educação, auto-gestão e tratamento a preços acessíveis, são componentes vitais da resposta.

4. Os esforços para prevenir e tratar a diabetes serão importantes para atingir o objectivo global de desenvolvimento sustentável, de reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis (DNT) para um terço até 2030. Muitos setores da sociedade têm um papel a desempenhar incluindo governos, empregadores, educadores, fabricantes, a sociedade civil, o setor privado, os mídia e os próprios indivíduos.

Objetivo do Dia Mundial da Saúde 2016: ampliar a prevenção, fortalecer a atenção e reforçar a vigilância

Os principais objetivos da campanha do Dia Mundial da Saúde 2016 são:

  • Aumentar a consciencialização sobre o aumento da diabetes e as suas consequências, em particular nos países de rendimentos médios/baixos.
  • Desencadear um conjunto de acções específicas, eficazes e acessíveis para combater a diabetes. Estes irão incluir medidas para prevenir, diagnosticar, tratar e cuidar de pessoas com diabetes;
  • Lançar o primeiro relatório global sobre a diabetes, que irá descrever o fardo e as consequências da diabetes e defender os sistemas de saúde mais fortes para assegurar uma melhor vigilância, prevenção melhorada e uma gestão mais eficaz da diabetes.

fonte: http://www.who.int

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.