Dicas para pais de bebés prematuros

Ninguém prepara um pai ou uma mãe para serem pais antes do tempo.

Por vezes, ao longo da nossa vida, vamos ouvindo falar de algumas histórias de pessoas conhecidas que passaram por esse acontecimento, mas a realidade é que esse ainda é um tema pouco falado, pouco divulgado, e para o qual muito pouca gente está desperta. Numa gravidez, quase ninguém pensa na realidade de um parto prematuro, e por vezes este tema não recebe a devida importância.

O mundo da prematuridade é talvez das aventuras mais assustadoras por que os pais podem passar, independentemente de tudo correr bem ou menos bem.

Para quem não sabe, um bebé prematuro é um bebé que nasce antes das 37 semanas, sendo que um grande prematuro é quando nasce antes das 28 semanas. A diferença do bebé idealizado para o bebé prematuro real é muito, muito grande! Uma fase que era suposto ser preenchida por sonhos e planos, com um bebé lindo e perfeito, transforma-se de repente numa fase de medo, angústia e insegurança!

É um momento de grande stress, uma autêntica montanha russa de sentimentos. Provavelmente uma das piores experiências e uma das mais difíceis de enfrentar.

É por isso muito importante os pais estarem juntos e unidos, enquanto casal, e enquanto pais de um bebe tão pequeno mas com um coração, uma força e uma vontade de viver enormes.

 

Nesta fase, é muito importante que enquanto casal:

– Se ajudem diariamente um ao outro;

– Lidem com os sentimentos;

– Chorem, partilhem os vossos medos, e confiem nos profissionais de saúde que cuidam do vosso filho;

– Estabeleçam uma rotina diária, mas com tempo para descansarem, para poderem estar bem junto do bebe;

– Questionem e tirem duvidas com os profissionais de saúde;

– Caso sintam necessidade, explorem as vossas convicções religiosas  e espirituais;

– Procurem ajuda em grupos de apoio/pais ou associação portuguesa de apoio ao bebe prematuro;

– Criem laços afectivos com o vosso bebé! Por vezes pode demorar algum tempo, mas é muito importante no desenvolvimento do bebé. Basta muitas vezes a presença, o toque, o cantar e contar historias. É fundamental para uma criança sentir-se amada! Os bebés prematuros não são diferentes, e a presença, o cheiro, toque e a voz dos pais, e todo o Amor que lhes possam transmitir, é muito, muito importante!

– Celebrem sempre cada vitoria (e um aumento de peso, um xixi, um cocó, um sorriso, tudo isso são vitórias!).

Os bebés prematuros são pequenos no tamanho mas enormes no coração, uns super guerreiros!

 

Por Débora Barroso, para Up To Kids®
Todos os direitos reservados

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.