Como promover competências chave para a preparação para o 1º ciclo?

A entrada para a escola é uma realidade obrigatória para todas as crianças a partir dos 6 anos de idade, porém, o mesmo não acontece com algumas crianças em idade pré-escolar, que por opção dos pais, por falta de vagas na escola pública e/ou por impossibilidade financeira de recorrerem ao ensino privado, optam ou são obrigados a encontrar alternativas para os seus filhos.

A não frequência da escola em idade pré-escolar, não é, no entanto, sinónimo de não educação ou de não preparação da criança para a entrada no ensino formal.

Sabemos que o cérebro da criança nos primeiros 5 anos de vida está particularmente activo, atingindo 90% do tamanho adulto. Como tal, em casa ou na escola, é fundamental estimular o desenvolvimento global da criança, através da promoção de competências sociais, emocionais e intelectuais, consideradas chave para a vida adulta e para a entrada no ensino formal. É por isso, importante, envolver a criança em actividades que estimulem estas competências chave.

Se para a maior parte dos profissionais da área da educação, estes são fundamentos inerentes à sua prática profissional diária, para os pais, avós ou outros adultos que ficam responsáveis a tempo inteiro pela criança, nem sempre é assim tão simples.

Por este motivo, aqui ficam algumas dicas, que o vão ajudar a promover na criança, as competências necessárias à sua entrada no ensino formal. São estas as competências chave para a preparação para o 1º ciclo:

Competências Intelectuais de preparação para o 1º ciclo:

⁃ Ler histórias

⁃ Cantar e ensinar cantigas, rimas e/ou lenga-lengas

⁃ Ensinar uma letra – mostrar à criança palavras e objectos começados por uma letra, de preferência palavras com significado para a criança – (exemplo: Letra A – Água, Árvore)

⁃ Ensinar a criança a contar – (exemplo: contar os brinquedos, ou os carros que passam na rua)

⁃ Ensinar as cores – (exemplo: “Vamos procurar a cor verde!”);

⁃ Brincar às construções

⁃ Brincar ao faz de conta – (exemplo: fingir que somos cozinheiros e vamos preparar o almoço; fingir que somos animais, etc.)

Competências sociais de preparação para o 1º ciclo:

⁃ Levar a criança ao parque infantil

⁃ Levar a criança ao café, ao supermercado, etc.

⁃ Participar em workshops ou espetáculos para crianças

⁃ Proporcionar o convívio e a interacção com outras crianças e adultos

Competências artísticas de preparação para o 1º ciclo:

⁃ Desenhar, pintar com diferentes objectos (pincéis, esponjas, escovas de dentes, etc.), fazer colagens, brincar com plasticina.

Competências musicais de preparação para o 1º ciclo:

– Dar um concerto com a criança e explorar diferentes sons e ritmos – usar tachos, colheres, embalagens, etc.

⁃ Ouvir e dançar diferentes tipos de música.

Competências Físicas de preparação para o 1º ciclo:

⁃ Correr

⁃ Andar de baloiço e escorrega

⁃ Saltar

⁃ Dançar

⁃ Nadar

A par destas actividades, os adultos devem estimular regras e rotinas. Estas vão fazer parte do dia a dia da criança quando entrar para a escola, por isso, porque não começar aos poucos a introduzi-las na sua vida?

Estas são apenas algumas sugestões, de actividades simples e acessíveis a todos, que promovem a aprendizagem e que preparam a criança para a entrada na escola e para a vida adulta.

imagem@expertbeacon

Publicado por Isabel Cunha

Isabel Cunha, 29 anos, Psicóloga Educacional, Lisboa Sou licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Educacional, pelo ISPA – Instituto Universitário. Desde cedo, que soube que queria ser psicóloga e quando entrei para a faculdade tinha a certeza de que queria estudar Psicologia Clínica e trabalhar com adolescentes. Mas a vida troca-nos muitas vezes as voltas e após um ano a estudar em Espanha, ano este de muita diversão, mas também de muito estudo e reflexão, mudei o rumo da minha bússola. Regressei a Portugal, e inscrevi-me no Mestrado em Psicologia Educacional. Sim! Afinal sempre tive para mim, a Educação como um dos pilares mais estruturantes do ser humano, e como um mundo de possibilidades e potencialidades que nos permitem ir mais além. A paixão começou no primeiro dia de aulas e tornou-se em amor no primeiro dia de estágio num projecto de promoção da leitura e escrita, com crianças entre os 5 e os 6 anos, as suas famílias e professores, numa escola na Linha de Sintra. Fiquei tão enamorada, por este trabalho e por este contacto directo com as crianças, famílias e professores que continuei até hoje a trabalhar com esta tríade tão essencial ao mundo. Hoje em dia trabalho no Gymboree Play&Music, o melhor e mais completo programa de desenvolvimento infantil. Um programa centrado na criança como um todo, com o objectivo de as ajudar a adquirir as competências fundamentais a nível motor, social e de auto-estima, tendo por base a crença de que as relações e experiências que ocorrem nos primeiros anos de vida têm um grande impacto no futuro da criança. Um programa que envolve crianças e os seus pais. O trabalho mais divertido e gratificante do mundo.

Deixe um comentário