Salada quente de grão, abóbora e góji

No dia anterior ao nosso workshop no Armazém Integral (que foi um sucesso, adorámos e para o ano vamos voltar), fomos à loja da Erika e do Sr. Adérito a inspiração deste prato vem da salada de grão e abóbora assada que lá comemos. O pai que ainda era meio “traumatizado” com abóbora, comprovou que já é fã de abóbora!

Pensei de imediato em fazer esta receita mas com um toque agridoce com alguns toques pessoais e foi assim que surgiu esta receita!
É um prato quentecor de laranja e de conforto tal como o outono pede. Fizemos como acompanhamento a um peixe no forno, mas estava tão bom que o peixe ficou em “segundo plano”.

Para o Lourenço esta é uma salada de “tatas”… Agora o “gaiato” anda com a mania de que só quer batatas, mas aqui como é cor de laranja lá passou e papou tudo ?

INGREDIENTES

  • Grão cozido (demolhamos, cozemos e congelamos)
  • 1 abóbora manteiga pequena (partida em tiras)
  • 5 ameixas secas (hidratadas)
  • 1/2 chávena de bagas de goji (hidratadas)
  • 1 cebola roxa
  • 1 fio de molho de soja (opcional)
  • 1 fio de xarope de tâmaras (opcional)
  • oregãos
  • tomilho
  • fio de azeite

PASSOS

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Numa taça coloque as bagas de goji e as ameixas secas e cubra com água.
  3. Numa tabuleiro coloque a cebola roxa partida em meias luas e um fio de azeite. Leve ao forno cerca de 5mins.
  4. Junte a abóbora partida em cubos, o grão, as ameixas (picadas), o goji e tempere com oregãos e tomilho. Envolva bem e leve ao forno até a abóbora ficar assada.
  5. Quando estiver quase pronta, pode colocar um fio de molho de soja e um fio de xarope de tâmaras (para dar um toque agridoce).
  6. Deixe cozinhar até atingir a consistência pretendida. Sirva como prato principal ou como acompanhamento.

Publicado por A pitada do Pai

O Pai faz as receitas, a Mãe dá as dicas e as ideias… O filho…papa tudo! Basicamente é assim que funciona A Pitada do Pai! Quisemos através do blog e das redes sociais, partilhar o dia a dia da nossa alimentação em família, mas também as nossas dúvidas, receios e descobertas na introdução dos alimentos do L. N’ A Pitada do Pai podem encontrar receitas saudáveis e deliciosas para bebés, mas também para toda a família, tudo com base na nossa maravilhosa experiência enquanto pais. Cá por casa somos fascinados pelo sabor tradicional e internacional, mas sobretudo sazonal. Garantido assim a melhor frescura e sabor dos alimentos, pois vivemos num país com alimentos fantásticos e saborosos em cada estação do ano. São estas as principais inspirações da nossa alimentação que queremos que seja equilibrada, rica e saudável. Em família e sem fundamentalismos. Damos especial preferência aos vegetais, leguminosas e fruta (preferencialmente biológicos), mas sobretudo da época. Apostamos ainda nos cereais integrais e em “novos” cereais como a quinoa, o millet, e o bulgur, por exemplo. Não esquecendo o ingrediente principal para a família e para a cozinha… o amor! De pais para pais sejam bem-vindos ao nosso cantinho de alimentação para toda a família!

Deixe um comentário