Refeição vegetariana

Uma Refeição Vegetariana… 5 Benefícios

“Filho(a) come ao menos a carne ou o peixe…”

Quando era criança ouviu esta típica frase que continua a passar de geração em geração?

E agora que é mãe também já a disse ao seu filhote?

Pois bem, temos que começar a mudar um pouco a mentalidade uma vez que mantemos a ideia que só a carne ou o peixe alimentam e que uma refeição vegetariana é insuficiente para um crescimento e desenvolvimento saudável e um adequado aproveitamento escolar.

Segundo os dados da última Balança Alimentar Portuguesa, a população continua a ingerir mais proteína de origem animal do que proteína de origem vegetal, comportamento este que inverte e agrava o padrão alimentar saudável, já que a combinação ótima para um padrão alimentar nutricionalmente benéfico é 40% de proteínas animais e 60% de proteínas vegetais.

Face a esta recomendação, está mais do que hora de mudar os hábitos alimentares aí de casa!

Um consumo excessivo de proteína animal acarreta problemas de saúde, nomeadamente um maior risco de hipertensão arterial, hipercolesterolémia, diabetes tipo 2, obesidade e problemas renais.

Posto isto, pode começar a tirar da ideia que uma refeição vegetariana é uma refeição nutricionalmente incompleta. Os derivados de soja (bebida de soja, tofu) ou de cereais (seitan) são geralmente suficientes para a cobrir as necessidades nutricionais do seu filho. Mas atenção, pois a soja é rica em purinas e em excesso pode sobrecarregar os rins da criança.

Cereais, sementes, leguminosas, algas e alguns tipos de cogumelos são fontes de proteína vegetal. O truque é saber conjugar e diversificar alimentos de forma a garantir a presença de todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da criança.

Procure intercalar refeições vegetarianas com outro tipo de refeições de forma a educar o paladar do seu filhote e gradualmente pode substituir algumas refeições à base de carne ou peixe por refeições vegetarianas.

Lembre-se que os olhos são os primeiros a comer, por isso nada melhor do que fazer pratos divertidos.

comida para criançasimagem@www.cucchiaiopieno.com

Por Ana Filipa Pereira – Estagiária do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz na Bebé Gourmet.,
para Up To Kids®

Todos os direitos reservados

imagem capa@dreanstudio

1 thought on “Uma Refeição Vegetariana… 5 Benefícios

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.